Total de visualizações da página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Professores estaduais obtêm reajuste de 5,83%


Com as galerias lotadas de professores, por conta da tradicional mobilização de 30 de agosto – dia do ato de Luto e Luta pela Educação -, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem a mensagem do Executivo que reajusta os vencimentos dos profissionais da rede pública estadual em 5,83%. Para passar a valer, o aumento precisa apenas da sanção do governador.
Pela mensagem, inicialmente o governo fará o pagamento retroativo de 3% sobre o vencimento de julho deste ano. Já a segunda parcela será paga a partir de outubro, com um aumento de 2,83% no salário. A medida, que vai equiparar a remuneração dos professores à dos demais servidores públicos estaduais com nível superior, terá impacto de R$ 73,2 milhões nas contas do governo até o fim do ano. No total, serão beneficiados 46.382 professores na ativa, além da incidência do reajuste em 38.807 benefícios de aposentadoria e pensão.

De acordo com o Executivo, o aumento proposto na mensagem faz parte de um reajuste total de 26% nos vencimentos dos professores da rede estadual de ensino, que deve ser pago em quatro parcelas anuais. Essa, inclusive, foi uma das promessas de campanha do governador Beto Richa (PSDB). “Ainda faltam em torno de 20%. E, diante do otimismo quanto ao aumento da receita do Estado para este ano, vamos lutar para zerar essa injustiça em 2012”, disse o deputado Professor Lemos (PT).


Além do aumento salarial, a categoria tem uma lista de cerca de 30 exigências, que inclui a redução do número de alunos em salas de aula e um novo modelo de serviços de saúde para os servidores públicos. Entre as reivindicações, o fechamento de turmas na rede estadual de ensino é a que tem gerado o debate mais acalorado.


Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Marlei Fernandes, a Seed se comprometeu a não fechar turmas de forma automática e analisar cada caso individualmente. Segundo a secretaria, os fechamentos são pontuais e a junção de turmas é apenas sugerida aos diretores. “Temos 55 mil turmas no Paraná e estamos falando da junção de menos de 200”, afirmou o secretário de Educação Flávio Arns. De acordo com ele, o critério adotado é de 25 a 30 alunos para 5ª e 6ª séries, de 30 a 35 para 7ª e 8ª séries, e de 35 a 40 para o ensino médio. O número, porém, pode ser revisto de acordo com a metragem da sala e a presença de alunos deficientes, que exigem atenção maior.

FONTE: http://www.jornaldelondrina.com.br/edicaododia/conteudo.phtml?id=1164176&tit=professores-estaduais-obtem-reajuste-de-5-83%


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.