Total de visualizações da página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Transporte Para Universitários Poderá Ser Gratuito

Tramita no Senado Federal um Projeto de Lei do Senado (PLS nº 526/2009) o qual tem o objetivo de ampliar o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) de modo a atender os alunos universitários residentes em municípios distantes daquele em que se localiza a instituição de ensino superior que freqüentam.
O referido projeto foi apresentado pela Senadora Marisa Serrano (PSDB) do Mato Grosso do Sul em 2009 e já obteve parecer favorável da Comissão de Cultura e Esporte em 22 de junho de 2010.
Na Comissão de Assuntos Econômicos, o projeto obteve parecer favorável do relator Paulo Paim (PT) do Rio Grande do Sul para duas emendas e atualmente aguarda o parecer do novo relator Benedito de Lira (PP) Alagoas.
Na justificativa do projeto, a Senadora Marisa Serrano menciona que:
 “A instalação das instituições de ensino superior - faculdades, centros de ensino superior, universidades, entre outras – obedecem à lógica da localização que melhor atenda a seus objetivos. E, para tanto, o atendimento visa à demanda regional e, assim, compreende geralmente alunos procedentes de vários municípios, mais ou menos distantes, conforme o caso.
Ela ainda argumenta que segundo dados da PNAD-2008, 76,3% dos estudantes de ensino superior dependem da oferta em rede particular, estando sujeitos ao pagamento de mensalidades, além do ônus do custo de transporte, e por esta razão, o custo do transporte é adicionado ao gasto dos estudantes universitários, o que prejudica principalmente aqueles que freqüentam instituições particulares.
Lembra também que a taxa de escolarização universitária no Brasil baixa, possuindo índices muito aquém do observado em países de igual desenvolvimento ao do Brasil.
Caso este projeto venha a ser aprovado, milhares de cidadãos que passam por dificuldades para se manterem nos cursos universitários ou muitos outros que sequer tentam ingressar nestes cursos por motivos econômicos, passam a ter perspectivas de oportunidade.
Vale à pena ficar de olho na sua tramitação, bem como, enviar manifestações de apoio ao projeto para os nossos representantes no Senado, a fim de que este projeto seja aprovado no mais breve espaço de tempo.

Um comentário:

  1. BOA COMPANHEIRO!!!

    JA POSTEI UMA SOLICITAÇÃO A SENADORA GLEISI PARA QUE SEJA ESTENDIDO TAMBÉM AO ENSINO TÉCNICO. POIS EU FAÇO A 180 KM DE CASA E NÃO TENHO NENHUM SUBSÍDIO.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.