Total de visualizações da página

terça-feira, 2 de abril de 2013

PT Paraná Já Qualificou Mais De 700 Filiados De 188 Cidades Para O PED 2013

Pizzaria Vitória - Siqueira Campos/PR - 10/03/2013

Pizzaria Vitória - Siqueira Campos/PR - 10/03/2013

O Diretório Estadual do PT está preparando os dirigentes municipais e filiados para um importante ano visando o crescimento e a organização do partido. No dia 10 de novembro, será realizado o Processo de Eleição Direta – PED 2013, ocasião em que os filiados irão eleger novas direções municipais, estaduais e nacional.
 
No Paraná, o PT possui mais de 70 mil filiados e está presente em 96% dos municípios. De acordo com a Secretaria Estadual de Organização (SORG), o partido está organizado em 309 diretórios municipais e 75 comissões provisórias. Com o objetivo de organizar o PED e incentivar os filiados a participarem das eleições internas, a SORG está promovendo, desde o dia 22 fevereiro, reuniões nas microrregiões para orientar e qualificar os dirigentes municipais.
 
Segundo dados da Secretaria, até agora foram realizadas reuniões em 13 cidades, em diversas regiões do estado: Curitiba, Ponta Grossa, São Mateus do Sul, Guarapuava, Santa Maria do Oeste, Apucarana, Cornélio Procópio, Maringá, Siqueira Campos, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Umuarama e Laranjeiras do Sul.
 
No total, cerca de 700 filiados já participaram dos encontros, representando 188 municípios, ou 47% das cidades em que o PT está presente.
 
Para Zuleide Maccari, secretária de Organização do PT/PR, a renovação proporcionada pelo método democrático faz com que o partido se fortaleça. “O PED aumenta a participação e incentiva o diálogo entre a base e as lideranças partidárias. Ampliando essa participação, os filiados se mobilizam e auxiliam na organização, fazendo dessa interação uma das características que mais diferenciam o PT dos outros partidos.”
 
Além da organização e do fortalecimento do partido, Maccari falou sobre a importância do PED 2013. Para a secretária, o grupo escolhido para comandar o PT terá grandes desafios, pois enfrentará dois processos eleitorais, a presidência e o governo estadual em 2014 e as eleições municipais em 2016. “Nós consolidamos o partido por ser referência, mas se não houver um plano estratégico, não será possível  avançar.”
 
As próximas reuniões de preparação para o PED serão realizadas na região Oeste. Nos dias 5 e 6 de abril a SORG irá se reunir com dirigentes em Foz do Iguaçu, Cascavel e Quatro Pontes. Novos encontros também estão previstos para o litoral e as regiões de Paranavaí e Campo Mourão.
 
Chapas - A composição das chapas deve respeitar as resoluções do 4º Congresso do PT. Em 2011, foram aprovadas a paridade de gênero para todas as instâncias do partido, além dos critérios geracional e étnico-racial. As chapas deverão garantir, pelo menos, 50% de mulheres, 20% de jovens e, no Paraná, 11% de negros e/ou índios.
 
Plenárias de Filiação - O prazo para a realização das Plenárias de Filiação foi prorrogado para o dia 30 de abril. Nas plenárias, os novos filiados irão conhecer a história e projetos do partido e iniciarão a formação política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.