Total de visualizações da página

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Limite da Propriedade da Terra, uma questão de soberania nacional.


O Brasil é o segundo país com maior concentração de terra do mundo. Diante desta constatação, se faz necessária a discussão sobre a Limitação da Propriedade da Terra.
Atualmente existe um limite mínimo para que a propriedade possa ser registrada junto ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), porém, não há limite máximo para este registro. Isso possibilita que se formem grandes latifúndios agravando gradativamente a já preocupante concentração de terras no país.

O poder econômico, político e até mesmo o poder social giram em torno da propriedade da terra, e por esta razão se faz necessária esta discussão.
Como se não bastasse, ainda temos a questão da soberania que é ameaçada pela aquisição de terras por estrangeiros, que as exploram de forma predatória, esgotando os recursos naturais, minerais e vegetais, e sem nenhuma preocupação social, geralmente, voltado para exportações e não para a produção de alimentos.

A transformação da relação de trabalho, renda, alimentação, desenvolvimento econômico social do país passa basicamente pela democratização da terra. Para tanto, em torno de 12 estados brasileiros já realizaram suas plenárias sobre o assunto e 54 entidades nacionais estão vinculadas à mobilização do plebiscito, sendo a CNBB a maior delas, que tem orientação do Conselho dos Bispos para que os agentes pastorais se envolvam efetivamente no processo de mobilização popular.

O plebiscito ocorrerá entre 1º e 7 de setembro e até lá, farei novos comentários a respeito tentando esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.