Total de visualizações da página

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ISSO EXPLICA TUDO - I Conferência Intermunicipal de Cultura em Siqueira Campos

Ontem foi realizada em Siqueira Campos a I Conferência Intermunicipal de Cultura. Evento que contou com a participação das cidades vizinhas de Quatiguá, Tomazina, Salto do Itararé e Joaquim Távora.

A importância de um evento como esse sendo realizada em nosso município é enorme, principalmente para uma cidade como a nossa, onde os gestores passados simplesmente se esqueceram que o desenvolvimento cultural de um povo liberta, abre mentes, amplia horizontes.

Mas talvez não era isso que eles desejam para nossa comunidade.

Então o que esperar de um governante que se elegeu com o discurso da mudança? Do diferente?

Nada mais do que se prometeu em campanha. O novo e o diferente.

Mas o que presenciei ontem, assim como o que ocorreu tempos atrás na Conferência das Cidades e na Audiência Pública sobre os R$ 400 mil, somente veio a confirmar aquilo que visualizei nos primeiros meses de mandato dessa atual administração.

Não mudou nada. Os erros se repetem.

As conferências deveriam ser espaços destinados a analisar os avanços e retrocessos, e a propor diretrizes para a formulação das políticas públicas que visem melhorias nos setores os quais elas se destinam.

Elas deveriam contar com a maciça participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, usuários dos serviços, e principalmente, pelos profissionais que atuam na área.

A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da Administração Pública. Deveria propiciar ao cidadão a troca de informações com o administrador, e ter sua vontade respeitada, desde que formando maioria depois de efetivo debate sobre o assunto em pauta. 

Ambos os mecanismos de participação são garantias constitucionais, assim como os conselhos municipais, e que deveriam ter ampla divulgação quando de suas realizações visando facilitar e incentivar a participação da sociedade.

Mas como é que o cidadão, empresário, trabalhador, estudante consegue participar de uma atividade como essa quando ela é realizada durante a semana e em horário comercial?

Pior é quando ele sequer fica sabendo da realização desses eventos.

Um exemplo claro disso que estou dizendo é o que ocorreu com a I Conferência Intermunicipal de Cultura realizada no dia de ontem.

Mas como tudo tem uma explicação...


..., aí fica fácil de entender do porque que o evento foi divulgado num dia, para ser realizado no dia seguinte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.