Total de visualizações da página

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cadê A Nossa Contrapartida?


Sou totalmente favorável à geração de empregos em nossa cidade através de incentivos, mas onde é que está a contrapartida social destas empresas que recebem estes incentivos?
Somente na geração e manutenção destes empregos?
E os demais empresários que também geram empregos em nossa cidade?
Seguindo esta linha de raciocínio, não seriam merecedores dos mesmos incentivos?
O emprego gerado não faz parte do processo? Se eu abro uma empresa, naturalmente precisarei de empregados.
Quando falo de contrapartida, falo de contrapartida de fato. Isso ocorre quando as empresas aplicam parte dos seus lucros em projetos ambientais, sociais, culturais, esportivos, entre outros.
Vejamos casos de empresas que realmente se preocupam com a comunidade onde atuam:
Azaléia investe R$ 500 mil, esse ano, em ações voltadas para funcionários e comunidade.

A Calçados Azaléia vem-se destacando pela sua política social através de diversas ações voltadas para os colaboradores e para as comunidades onde atua. Até o final deste ano a empresa, que tem participação em 11 municípios baianos, mais que dobrará o investimento em programas de assistência social, chegando a R$ 500 mil.
Um exemplo de contribuição é o apoio, há três anos dado pela empresa, na manutenção do Instituto de Promoção à Criança e ao Adolescente, em Itapetinga, município que abriga a regional baiana da Calçados Azaléia, que atende a cerca de 150 crianças de famílias de baixa renda. Com a criação do Instituto Nestor de Paula, o foco do investimento da Azaléia será apoiar projetos desenvolvidos por organizações sociais que atuam com crianças e adolescentes. Dentre as ações promovidas pelo instituto estão cursos de capacitação em gestão e o financiamento de cinco projetos.
Jair Kievel, gerente de responsabilidade social da Azaléia, explica que tal investimento deve-se ao compromisso que a empresa tem nas comunidades onde está presente. “É uma forma de retribuir o acolhimento e também minimizar os impactos que por ventura possam causar nessa população”, diz.
Uma das ações desenvolvidas pela empresa há dois anos é o Ação Azaléia pela Cidadania, que oferece à comunidade serviços gratuitos na área de educação, saúde, recreação infantil e estética.
Este ano o evento aconteceu no mês de setembro, em Itapetinga, e atendeu mais de 13 mil pessoas. Para tanto, a iniciativa contou com o apoio do SESI, que disponibilizou palestras e práticas de saúde bucal, aulas sobre hábitos alimentares e estandes para recreação de crianças com palhaços e oficina de fantoche, arquitetura de balões e pintura de rosto.
Kievel conta que o SESI é um parceiro fundamental em diversos projetos da organização, como educação de colaboradores e ginástica laboral. “O SESI é a concretização dos nossos sonhos. É nosso interlocutor, viabilizando nossas idéias”, diz.
Para a Azaléia, responsabilidade social é um modelo de gestão empresarial focado na ética e na transparência nas relações com os diversos públicos com os quais a empresa se relaciona. “Acredito que o grande desafio que temos pela frente é sairmos de uma prática assistencialista, tanto por parte das organizações sociais como por parte das empresas, e, juntos, construirmos um projeto que busque a emancipação das organizações e que dê efetivamente um retorno para a sociedade”, diz Kievel.
A Calçados Azaléia tem 18 mil funcionários no Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe, trabalhando em 28 unidades de produção, fabricando anualmente cerca de 35 milhões de pares de calçados.
Líder no mercado nacional com as marcas feminina e esportiva, a organização exporta para mais de 80 países.
SAÚDE BUCAL, hábitos alimentares e recreação foram alguns dos serviços oferecidos durante evento social organizado pela Azaléia.

Fonte:

Ações Sociais
A Klabin contribui com diversas entidades ligadas às comunidades das regiões onde estão instaladas suas unidades industriais, seja com doações financeiras, campanhas de conscientização, ou doações de produtos. Em 2008, forneceu as caixas de papelão utilizadas na Campanha do Agasalho, uma iniciativa do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo.
Também contribui anualmente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Telêmaco Borba (PR), com a destinação de recursos financeiros ou com a doação de materiais a confecção de artesanatos. Outra instituição beneficiada foi a Childhood Brasil, braço brasileiro da World Childhood Foundation. O apoio da Klabin permitiu a instituição imprimir e distribuir 4.000 exemplares da 2ª edição da cartilha Navegar com Segurança, alertando os pais sobre os riscos da utilização da Internet. A empresa faz ainda doações para asilos, orfanatos, entidades de classe e comunitárias.
Educação
A preocupação da Klabin com educação é perceptível nas doações feitas a escolas e entidades. Uma delas é a Fundação ABC, que aplicou os recursos em pesquisas científicas e na manutenção de sua estrutura e administração. A Fundação desenvolve ações sociais nas áreas de educação, saúde e promove assistência social a crianças, adolescentes, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas carentes nos municípios paulistas de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema.
Na cidade de São Paulo, a empresa colabora com a Creche Baroneza de Limeira e Unibes – União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social. No Rio de Janeiro (RJ), são apoiadas a Associação Projeto Roda Viva e a Obras Profissionais e Sociais Santa Rita de Cássia.  
Saúde
Nessa área a Klabin destina recursos para hospitais, institutos, centros de ensino, associações que se dedicam a pesquisa, cirurgias e atividades de reabilitação, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas em 2008. Entre as beneficiadas estão: Centro de Ensino e Pesquisas do Pró-Cardíaco (Procep), do Rio de Janeiro (RJ); Pró-Criança Cardíaca, do Rio de Janeiro (RJ); Instituto da Tiroide (Indatir), com sede em São Paulo (SP), mas atuação em eventos nacionais e internacionais; Lar da Caridade – Hospital do Fogo Selvagem (Uberaba, MG); Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD), com atuação em São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro; Associação Pró-Matre, do Rio de Janeiro (RJ); Associação de Assistência à Criança Cardíaca e Transplantada do Coração (ACTC), DE São Paulo; Associação Civil Anima (São Paulo, SP), Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), do Rio de Janeiro (RJ); e Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP).
Cultura
Um projeto sociocultural mantido na Unidade Monte Alegre, no Paraná, é o Coral das Meninas Cantoras da Klabin, que contribui para a prática de valores éticos e morais e, sobretudo, para a formação das crianças, filhas de colaboradores da Empresa. Constituído em agosto de 2004, o grupo é composto de 76 meninas com idade entre 7 e 16 anos. Com um repertório variado, as meninas já se apresentaram em diversas cidades do Estado do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, para um público que totaliza mais de 5 mil pessoas.
A Klabin patrocina também outras iniciativas artísticas e culturais, como o projeto Cresci na Mangueira, da produtora de audiovisual Bossa Nova Films, e o documentário Doce Brasil Holandês, feito para a TV pela M. Schmiedt Produções, com lançamento previsto para setembro de 2009.
A empresa também fez doações para o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), utilizada no projeto MASP 2007 – Plano Anual, para manutenção geral do museu. A Sociedade de Amigos dos Museus – SAM Nacional – Mube recebeu doação em 2008, via Lei Rouanet, para conservação, manutenção e atividades do museu. As fundações criadas pelas irmãs Eva Klabin e Ema Gordon Klabin também foram contempladas, para manutenção do importante acervo de artes e livros raros.

Fonte:



Grupo Luta pela Vida
No dia 10 de abril de 2009, a Real Moto Peças recebeu do Grupo Luta pela Vida o certificado de empresa participativa por sua contribuição ao Hospital do Câncer...
           
Programa Real em Ação Social
O "Programa Real em Ação Social" é uma iniciativa do Grupo Real Moto Peças para fortalecer a participação de seus colaboradores como voluntários...
           

Projeto Crescer
Subsidia parcialmente a formação dos colaboradores em curso de nível superior, pós-graduação ou MBA...
           

Projeto Natal Solidário
A Real Moto Peças iniciou em 2006 o Natal Solidário, buscando arrecadar brinquedos e livros infantis para distribuí-los às crianças carentes...

Projeto Integrar
A integração de pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual ao mercado de trabalho e à sociedade é um dos grandes objetivos da Real Moto Peças em sua atuação social...
           
Campanha do Agasalho
Em 2004 a Real Moto Peças iniciou a Campanha do Agasalho buscando ajudar a quem não tem condição de comprar roupas para se aquecer...
           

Amigos da Juventude - Uberlândia / MG
A Real Moto Peças é reconhecida na cidade de Uberlândia (MG) como empresa de destaque por valorizar a inserção e desenvolvimento de jovens entre 14 e 24 anos...

QUANDO FALO DE CONTRAPARTIDA, É DISSO QUE ESTOU FALANDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.